quarta-feira, 28 de novembro de 2007

bases filosoficas da etica


Ética, Ciência e Justiça: raízes antropológico-filosóficas de ética e justiça social.
À luz da filosofia, do modo antropológico, indaga-se: o que é ética? O que é justiça? Ética é justiça na prática pedagógica?

Há uma palavra grega, que explica o sentido etimológico da concepção de ética com justiça: "ethos".
"ethos" significa "domicílio", moradia, o abrigo permanente, o país onde alguém habita, a casa onde se mora, a Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), onde se constrói, pelo trabalho, a felicidade do gênero humano.http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=8665596921860285143

bases filosoficas da etica

etica e ciencias

base filosofica da etica

base f

base filosofica da etica

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

etica e ciência


Ética e ciência Este é outro tema essencial para nossa investigação. É altamente provável que a ciência seja a mais complexa, poderosa e influente das instituições contemporâneas. Desde seu nascimento, há séculos, nada faz senão se sofisticar, multiplicar e estabelecer parâmetros de existência e validade em todas as dimensões da vida. O ser humano fez da ciência a sua verdade racional, tendendo, especialmente na cultura ocidental, a torná-la o seu ídolo, ao qual tudo o mais – especialmente outras formas de racionalidade – é sacrificado (18). Contudo, sabemos, pelo testemunho doloroso do século que acaba de findar, que esta ciência tem muitas faces, dimensões, e está longe de ser compreendida em todo o seu potencial, tanto construtivo quanto destrutivo. http://www.portalmedico.org.br/revista/bio13v2/artigos/artigo01.htm
A Coordenação Pedagógica numa Educação para o Pensar Objetivo: Aprofundar os fundamentos teóricos e metodológicos da Educação para o Pensar aplicados ao trabalho da coordenação pedagógica. Visa implementar fundamentos filosóficos e os procedimentos dialógicos investigativos nas ações do cotidiano pedagógico e praticar exercícios que auxiliem no planejamento, na preparação de reuniões e na orientação à prática em sala de aula e na avaliação do processo, sob a ótica de uma educação. .http://www.aomestre.com.br/cec/arquivo/2005_ant/78.htm.



Trata da eticidade da conduta docente na medicina como entidade social de moralidade e cientificidade complexas e ao mesmo tempo atividade leboral cada vez menos autônoma, econômica e tecnicamente. Para o autor, na avaliaçäo da conduta médica e pedagógica do professor de medicina näo se deve separar os aspectos técnicos dos éticos, nem os pessoais dos profissionais. Faz a diferenciaçäo entre três tipos de pessoas que ensinam medicina, os profissionais de educaçäo, os professores e os mestres, e estabelece três dimensöes dos processos educacionais: a instruçäo, otreinamento e a formaçäo. Ressalta, ainda, três valores hipocráticos que podem ser tidos como preliminares essenciais para o exercício da clínica e docência.


A recente publicação do texto definitivo do novo Catecismo da Igreja Católica brinda-nos a ocasião de reflexão sobre a "filosofia da educação" que nele se propõe. Naturalmente, quando falamos em "filosofia da educação" no CC, estamos pensando principalmente em certos princípios e teses - sobretudo de antropologia filosófica - e não em um tratamento filosófico sistemático e detalhado, que não é - e nem pretende ser - a proposta da Igreja, e menos em seu Catecismo.
Na verdade, a Igreja deixa em aberto também a opção por sistemas filosóficos (desde que não contradigam sua doutrina): dogmas, só os há para verdades de fé e não para filosofias. No entanto, as verdades de fé não são teoremas abstratos e desencarnados, harmonizam-se com as verdades naturais - quer provenham do conhecimento comum, da ciência ou da filosofia... - e, em certo sentido, delas dependem. http://www.hottopos.com/vdletras2/jean.htm

sexta-feira, 9 de novembro de 2007


Ser cidadão é respeitar e participar das decisões da sociedade para melhorar suas vidas e a de outras pessoas. Ser cidadão é nunca se esquecer das pessoas que mais necessitam. A cidadania deve ser divulgada através de instituições de ensino e meios de comunicação para o bem estar e desenvolvimento da nação.
A cidadania consiste desde o gesto de não jogar papel na rua, não pichar os muros, respeitar os sinais e placas, respeitar os mais velhos (assim como todas às outras pessoas), não destruir telefones públicos, saber dizer obrigado, desculpe, por favor e bom dia quando necessário... até saber lidar com o abandono e a exclusão das pessoas necessitadas, o direito das crianças carentes e outros grandes problemas que enfrentamos em nosso país.